Universidad de Tras os Montes e Alto Douro

utadA Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro nasceu, com tal estatuto, em 1986, embora no seu historial credite também toda uma valiosa herança colhida no “velho” Instituto Politécnico de Vila Real, que em 1973 foi criado nesta cidade.

Este Instituto assumiu um papel relevante contribuindo para o desenvolvimento regional. Daí que, em Setembro de 1979, tenha sido criado o Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro, e que, menos de dez anos depois, em face do reconhecimento universal da sua intensa atividade dos domínios do ensino e da investigação científica e tecnológica, o Governo transformasse o Instituto Universitário em Universidade. Hoje a UTAD é reconhecida como um importante ponto de referência no sistema universitário português.


Em seguida, indicar as medidas tomadas pela Associação no âmbito do projecto Duero MARCA:

MANUAL FORMATIVO

Integrado no Programa Operacional de Cooperação transfronteiriça Espanha/Portugal (POCTEP) e desenvolvido desde 2011, o projeto MARCADUERO DURADUERO: Sostenibilidad, Calidad Y Promoción está orientado para a criação/desenvolvimento de produtos e serviços turísticos nos dois lados da fronteira, através da implementação de uma marca de qualidade comum – DUERO-DOURO – e previlegiando a proteção, conservação e valorização dos seus recursos naturais, dinamização da economia da região e a promoção turística do território.

Suportado neste projeto, o manual agora apresentado surge na sequência de uma outra publicação da mesma equipa de investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com a designação MARCA DUERO-DOURO: procedimentos para a conceção da licença, visando a concretização dos seguintes objetivos:

  1. Apresentação de uma proposta de aplicação da marca DUERO-DOURO a percursos pedestres, sendo operacionalizada a sua aplicação a 23 itinerários existentes na zona norte dos Parques Naturais do Douro Internacional e Arribes del Duero.
  2. Exposição de alguns motivos de interesse geológico e de paisagem na região, que poderão motivar os pedestrianistas a um contacto mais direto com a natureza e a um maior reconhecimento do património natural, paisagístico e cultural da região.
  3. Compreensão dos benefícios da combinação sinérgica do exercício físico com os espaços naturais na redução dos níveis de inatividade física e das doenças não transmissíveis e na preservação do ambiente.

MANUAL FORMATIVO


MARCA DUERO-DOURO

O presente Guia de Procedimentos está enquadrado no Projeto MARCADUERO DURADERO: Sostenibilidad, Calidad Y Promoción e tem como objetivos a exposição dos critérios de atribuição da marca DUERO-DOURO a produtos ou serviços, atestando a sua conformidade com normas e especi- cações técnicas e descrevendo as condições em que a licença de utilização da marca é atribuída, renovada, suspensa ou cancelada.

GUíA IMPRESSO


 VIDEO PROMOCIONAL DUERO-DOURO


VIDEO INSTITUCIONAL DUERO-DOURO